sábado, 5 de maio de 2012

Transito



Quando vamos sair de casa, precisamos sempre lembrar de tudo o que aprendemos sobre o trânsito, porque ele é mesmo perigoso! Grande número de crianças e adolescentes morre ou fica com algum deficiência física porque se envolve em acidentes com carros, ônibus, motos ou outros veículos. Para você ter uma idéia, no Brasil, morrem mais crianças e adolescente por causa do trânsito do que devido a qualquer doença.
Essa tragédia acontece todos os dias. Em 1998, a cada cinco horas, morreram três crianças ou adolescentes por causa da violência no trânsito. Cerca de 50 ficaram feridos. No mesmo ano, também a cada cinco horas, 15 adultos foram mortos por acidentes de trânsito e 200 machucaram-se. Os dados são do Departamento Nacional de Trânsito e do Sistema de Informações sobre Mortalidade, do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde.
Quem são os responsáveis por tantos acidentes? Todos nós! Veja só: pedi a cerca de 400 alunos de escola do Rio de Janeiro que escrevessem uma redação para contar suas experiências no trânsito. A maioria disse que já tinha enfrentado perigos ou mesmo se envolvido em acidentes. Essas crianças e esse adolescentes afirmaram que quem provocou a maior parte das situações de risco foram os motoristas. Mas reconheceram que todas as pessoas - ciclistas, pedestres, passageiros - podem contribuir para causar um acidente de trânsito. E, portanto, também são capazes de evitá-los.
Aliás, pensa que meninos e meninas culparam o azar ou o acaso pelos sustos que passaram no trânsito? Que nada! Eles admitiram que os acidentes poderiam ser evitados. Disseram que grande parte deles não teria acontecido se tivessem verificado o freio da bicicleta, usado o cinto de segurança e brincado no quintal e não na rua, por exemplo. E também se os motoristas tivessem obedecido ao limite de velocidade, respeitando os pedestre ou os sinais de trânsito.
As crianças e os adolescentes apontaram a falta de cautela, a imprudência e as atitudes agressivas - não só dos motoristas, mas de todas as pessoas - como as principais causas de acidentes. Por causa disso, exigiram, em seus textos, que as pessoas mudem de atitude no trânsito: sejam mais solidárias e empenhadas em torná-lo mais pacífico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário